Turbinar suas redes sociais

Criar fanpage para academia [Tutorial Passo-a-passo]

criar-fanpage-para-academia

O que é uma fanpage?

Uma fanpage, ou página no Facebook, é uma página da web específica dentro da rede social Facebook. Esse formato é direcionado para empresas, marcas ou produtos, associações, sindicatos, autônomos, ou seja, qualquer organização com ou sem fins lucrativos que desejem interagir com os seus clientes no Facebook. Ela oferece inúmeras possibilidades de interação, além de facilitar as pessoas encontrarem sua marca nos principais sistemas de busca.

Por que ter uma página no facebook?

Estar fora das redes sociais é algo inimaginável nos dias de hoje. Algumas das vantagens em manter uma página atualizada nas principais redes são:

  • Relevância de marca: se você não está na internet você praticamente não existe!

  • Interação com atuais e potenciais clientes: as pessoas podem interagir de forma otimizada e direta com a sua marca, inclusive gerando o que chamamos de SAC 3.0. Avaliações do seu estabelecimento, comentários, compartilhar suas histórias nos perfis deles, marcar amigos em suas postagens e enviar mensagens estilo “WhatsApp” para uma caixa de entrada de fácil organização, são apenas algumas das possibilidades.

  • Comunicar seu dia-a-dia: uma das funções com maior interação entre pessoas dentro das redes sociais hoje são os chamados “Stories”, termo nascido no app Snapchat e importado para o Facebook, Instagram e recentemente WhatsApp. O stories é uma postagem que você escolhe o formato: foto, texto ou vídeo, que permanece no ar por apenas 24h e depois expira.

  • Montar uma estratégia de venda: suas campanhas ganham um potencial gigante quando estão na internet! Primeiro por que as pessoas estão na internet e, segundo, por que existe a possibilidade de você investir em publicidade paga qualificada, por endereço, faixa etária, sexo, segmentação e muito mais, mostrando a pessoas novas, próximas a você seu negócio.

  • Análise de Dados: o Facebook disponibiliza um painel com informações sobre público e alcance das suas publicações. Você pode usar esses dados para otimizar suas verbas de marketing ou ainda ter novas ideias para ações. As páginas ainda oferecem links personalizados configuráveis por você, abas personalizadas com listagem dos seus serviços, possibilidade de montar uma “loja virtual”, conexões ilimitadas entre pessoas e sua página, o que não acontece com o perfil, que é limitado a 5000 amigos.

Como criar uma fanpage para a sua academia?

Passo 1) Acesse o link de “Criação de Páginas”: https://www.facebook.com/pages/create.php

Passo 2) Você deverá se deparar com a página de escolha da categoria, escolha “Empresa local ou lugar”:
criar-fanpagePasso 3) Na categoria escolha “Beleza e cuidados pessoais”, fique tranquilo, você vai poder colocar a segmentação Academia, Escola de Artes Marciais, Pilates e Ioga, enfim, depois. Preencha também corretamente seu endereço e telefone. Certifique-se de que a localização esteja correta, já que o Facebook vai linkar um mapa para que as pessoas possam chegar mais facilmente até o seu local através do GPS.
tutorial-criacao-fanpage

4) Depois é só clicar em começar e seguir os tutoriais do próprio facebook que te guia automaticamente.

Tenho um perfil que interajo com as pessoas por ele, é possível converter perfil em página?

Sim! E aconselho muito você a fazer isso e explico o por que aqui, leia Diferença entre Perfil e Fanpage.

Por: Tibério Lemes
Nesse post eu peguei contribuições de Resultados Digitais e Marketing de Conteúdo



Tibério Lemes
Designer Gráfico por formação, profissional de marketing com paixão. Certificado em Inbound Marketing pela Resultados Digitais - Brasil. Foi Diretor de Criação e Planejamento da Holus Marketing, agência de marketing especialista no mercado fitness por 4 anos, atendendo grandes redes de academia como a Alta Energia e a Corpo e Saúde. Hoje atua como consultor independente e gestor de marketing digital na Pacto Soluções.
Veja também:
aplicativos-para-editar-videos-para-as-redes-sociais-imagem-destaque
3 aplicativos para editar vídeos para as redes sociais
diferenca-entre-post-organico-post-patrocinado
Diferença entre post orgânico e post patrocinado