Estratégias de Fidelização Materiais Gratuitos

Modelo de Pesquisa de Satisfação para academia e negócios fitness

modelo de pesquisa de satisfação para academias e negócios fitness

Um modelo de Pesquisa de Satisfação vai te ajudar se você está pensando em começar um novo planejamento, ou necessita saber onde melhorar, pois tem perdido muitos alunos, essa ferramenta é o melhor caminho. Prática e muito barata, você tem uma amostragem real e verdadeira do que os seus alunos estão sentindo ou almejando dentro do seu negócio. Aqui preparamos um conteúdo completo para que você possa colocar em prática essa ferramenta poderosa e eficaz.

Como aplicar a Pesquisa de Satisfação?

Passo 01) Você precisa definir uma data de início e término da campanha de incentivo e aceitação das respostas;

Passo 02) Você deve preparar o material básico necessário para receber as respostas. O ideal é que você tenha uma versão online, para veicular nas suas redes sociais e uma impressa para que os alunos respondam na academia mesmo.

Passo 03) Algumas peças de comunicação deverão ser alinhadas e veiculadas internamente, em suas redes sociais e site. Segue a sugestão:
Cartazes internos: priorize os espelhos da musculação, mas cuidado para não atrapalhar a visualização do treino e espelhos dos banheiros;
Rádio interna: caso você tenha uma rádio indoor peça uma chamada lembrando da campanha e explicando como participar;
TV Interna: algumas academias possuem TVs indoor, faça o mesmo, veicule sua campanha nesses pontos;
Redes Sociais: altere a capa da sua página no Facebook, faça um cronograma de posts de 3x na semana. Sempre coloque o link da pesquisa nesses posts.
Post patrocinado: com certeza uma das maneiras mais efetivas de se conseguir respostas é com links patrocinados no facebook, caso você tenha uma lista de e-mails da sua base de alunos, faça a importação dessa lista dentro do seu Gerenciador de Anúncios > Públicos > Criar Público Personalizado. Dessa maneira você vai investir um valor muito baixo para conseguir chegar a todos os seus alunos dentro da rede.
Disparo de e-mail marketing: os sistemas de gestão atuais, em sua maioria, tem a opção dentro do sistema de relacionamento com o cliente, o famoso CRM, a opção de enviar e-mails a base de alunos. Descubra como e faça esse disparo vinculando o link da pesquisa online.
Cards para WhatsApp: a mesma peça que você vai usar no Stories do instagram você pode fazer uma força-tarefa com as suas consultoras para enviar via WhatsApp para os alunos ativos. Lembre-se que se você tenha feito uma campanha específica com os seus alunos anteriormente para que eles tenham o número da academia na agenda essa ação será muito mais eficaz. Evite mandar via Lista de Transmissão nesse primeiro momento, já que nem todos poderão ter o número na agenda e a mensagem não vai chegar devido as Políticas Anti-SPAM do WhatsApp.

Modelo de Pesquisa de Satisfação

Você pode usar o modelo pronto disponível gratuitamente em Google Docs, clicando aqui.
Você deverá Criar UMA CÓPIA do formulário para você, basta clicar no canto superior direito no ícone dos “três pontos” e depois selecionar a opção “Fazer uma cópia”. Assim você terá uma versão para você editar e receber respostas gratuitamente dentro do seu Google Drive.
fazer-uma-copia-google-docs
Internamente você poderá usar esse formulário impresso em A4 clicando aqui (Modelo em PDF e Adobe™ Illustrator® para personalização – Você poderá ter ajuda de um Designer Gráfico ou agência de marketing da sua confiança para personalizar o material e a campanha), para que seus alunos respondam também internamente.

Algumas sugestões para potencializar sua campanha da Pesquisa de Satisfação

Qual a melhor duração para uma campanha desse tipo?
Não tem uma regra, varia de acordo com a quantidade de alunos e o número da amostragem que você deseja. Por exemplo, se sua academia tem 500 alunos e você deseja uma amostragem de 200 respostas, você conseguirá isso em pouco tempo, já uma academia que tem 800 alunos e precisa de uma amostragem de 300 mais tempo terá que ser investido. Na maioria dos casos uma campanha de 2 semanas é suficiente.
Por que fazer uma Pesquisa de Satisfação
Essa é uma ação estratégica que norteará muito das suas futuras ações. Já vi gestores gastando R$ 50 Mil a R$ 100 Mil trocando equipamentos para satisfazer os alunos, mas quando foi realizada uma pesquisa o que eles realmente queriam eram mais higiene e limpeza, mais aulas de uma determinada modalidade ou ainda melhora na climatização. Equipamentos passou longe, talvez nem 2% citaram esse item, e entre nós aqui, aumentar uma modalidade e contratar uma pessoa a mais para a limpeza sai bem mais barato que investir na troca do seu parque de ergometria não é mesmo? Outro ponto interessante é se você estiver perdendo muitos alunos nos últimos 2 meses. Essa pesquisa será o termômetro a ser analisado.
Como envolver mais meus alunos para conseguir mais respostas? Ou conseguir em menos tempo?
Você vai conseguir mais respostas e em menos tempo agregando um valor em troca da participação dos seus alunos e, calma, você nem precisa gastar mais pra isso! Faça parceria com estabelecimentos comerciais próximos a sua academia e ofereça um pacote de presentes desses parceiros em troca de publicidade gratuita internamente no seu ponto. Procure por Salões de Beleza, SPAS, lojas de produtos naturais, lojas de suplementos ou até mesmo sua nutricionista parceira. Outra sugestão fundamental é: envolva seu time! instrua-os da importância dessa ação e peça para que todas as recepcionistas e consultoras peçam aos alunos para participar assim que chegarem para treinar!

Sugestão de Cronograma de Veiculação da Campanha

pesquisa de satisfacao para academia organograma de execucao

Gostou? Tem uma sugestão para complementar? Deixe sua opinião nos comentários!
Por: Tibério Lemes



Tibério Lemes
Designer Gráfico por formação, profissional de marketing com paixão. Certificado em Inbound Marketing pela Resultados Digitais - Brasil. Foi Diretor de Criação e Planejamento da Holus Marketing, agência de marketing especialista no mercado fitness por 4 anos, atendendo grandes redes de academia como a Alta Energia e a Corpo e Saúde. Hoje atua como consultor independente e gestor de marketing digital na Pacto Soluções.
Veja também:
32-Ideias-de-Marketing-para-Academias-E-Negocios-Fitness
32 Ideias de Marketing para Academias e negócios fitness [e-book gratuito]