Posts que aumentam o alcance orgânico devem ser prioridade na sua estratégia social.
Não é novidade para ninguém que o Facebook é a maior rede social do mundo. Com 2 bilhões de usuários ativos ela torna-se quase que uma nação a parte no planeta. Também não é novidade que por ser uma empresa ela visa lucro e rentabilidade, principalmente depois de abrir capital na bolsa. E afinal de contas, como o Facebook ganha dinheiro? Como o Facebook tem lucro? Essas perguntas são bem simples de se responder: com esse número gigantesco de pessoas utilizando a rede possui um ativo precioso e procurado por toda e qualquer empresa que precisa de clientes: audiência. Então a forma como o Facebook monetiza é vendendo anúncios para empresas que desejam mostrar seus produtos e serviços aos usuários.
Formas de alcance
Existem duas formas de alcançar as pessoas dentro da rede, uma é gratuita e chamada de orgânica. São todas as pessoas que visualizam e interagem com as suas publicações sem você pagar nenhum centavo.
A outra é a forma paga ou patrocinada, quando você investe e paga para o Facebook mostrar algum anúncio ou publicação específica para mais pessoas, ou ainda, para pessoas novas, que ainda não interagiram com sua página.
Formas de Patrocinado
Dentro das publicações pagas, vamos chamar durante esse artigo de “post patrocinado“, existe basicamente duas formas de patrocinar: “Promover” e “Criar anúncios” , esse último muito conhecido como Dark post. Calma! Eu explico.
O Promover é a forma mais simples e comum de se investir grana no Facebook, é quando você diz pra ele que tem um valor a ser investido em um post na timeline e ele decide para quem mostrar para obter mais interações (comentários, curtidas, compartilhamentos, etc). Você vai utiliza esse botão localizado sempre no canto inferior direito abaixo da postagem:
A outra forma é “Criar anúncio” através da plataforma Facebook Business, aqui nós chamamos de Dark post, ou em tradução literal “post escondido”, por que você pode criar uma publicação em formato de anúncio que não vai aparecer na sua timeline, ou seja, vai ser direcionado para o perfil de público que você definir durante a criação do anúncio. Existem várias possibilidades de objetivos, inclusive sendo a primeira resposta que você deve responder ao configurar um anúncio novo:
O orgânico morreu?
Segundo o vice-presidente do Facebook na América Latina, Diego Dzodan, “o Facebook é uma rede social feita por pessoas para pessoas. As empresas que queiram estar nela devem pagar por isso“.
Há um consenso entre nós, profissionais de marketing digital, através de relatórios e estudos, que o Facebook entrega na primeira hora do seu post para 1% da sua audiência, para 1% das pessoas que curtem ou seguem a sua página.
Nessa primeira hora algumas variáveis são analisadas como: curtidas, comentários, compartilhamentos, zoom, ver mais, etc. Ou seja, o Facebook analisa se sua postagem é RELEVANTE para o público e se ela tem engajamento. Então quando mais as pessoas interagem com a publicação, mais o Facebook mostra seu post de forma orgânica.
Isso é bem legal e interessante, se você pensar pelo lado funcional mantém a rede social relevante para os usuários e você, ou a sua empresa, não deve ficar chateado por isso, nem pensar que o Facebook é mercenário.
Na verdade você precisa entender a melhor maneira de interagir e entregar conteúdo relevante para o seu perfil de público! Criar uma persona (qual o perfil do seu público ideal, o que ele gosta, o que o motiva, o que deixa ele feliz, quais as causas ele defende, faixa etária, sexo, perfil de consumo, etc) bem definida é o primeiro passo para conseguir uma estratégia eficaz organicamente.
Não existe milagre
Se você mantém uma forma “suja” de publicações, ou seja, não se preocupa com engajamento e relevância e seus posts tem o alcance orgânico menor que 1%, não adianta fazer um ou dois posts no formato correto!
O Facebook analisa também frequência e média de engajamento nos últimos 180 dias. Então é um trabalho a médio prazo, mas você não se arrependerá de ter feito um trabalho sólido e criado um canal eficaz de comunicação.
Posts que aumentam o alcance orgânico
Algumas perguntas importantes antes de se postar, quando você deseja mais engajamento, na ordem de importância são:
- Esse post é relevante para a minha audiência? Por que?
- E pra quem mais?
- Meu público já interagiu com esse tipo de postagem antes?
- Meu público gostaria de ver isso?
- Meu público compraria a ideia? E mais, defenderia?
- Esse post causa desejo em outras pessoas que não conhecem o meu negócio?
- Essa publicação resolve um problema específico?
Então depois de trabalhar e analisar mais de 50 páginas, em quase 5 anos trabalhando profissionalmente com o Facebook, Instagram e YouTube, em várias academias, de vários tamanhos, fui percebendo que alguns modelos de posts que sempre tem mais interações e alcance orgânico. Siga essas dicas e esses tipos de posts que você certamente terá mais resultados:
- Posts cômicos: se o perfil de público responde bem as brincadeiras e críticas de forma engraçada não deixe de fazer um post desse tipo por semana. 80% das academias aceitam esse tipo de publicação.
Alguns exemplos:
Marque seu amigo(a) que…
Quando foi a última vez que…
- Vídeos/Fotos de aulas especiais: vou parafrasear o Diego Dzodan de novo! O Facebook é uma rede social feita por pessoas para pessoas! Mostre seus alunos, eles amam!
Se liga nesses exemplos:
https://www.instagram.com/p/BUA9DzKFNA7/?taken-by=parkfitacademia
https://www.instagram.com/p/BQ1f949FStH/?taken-by=parkfitacademia
https://www.instagram.com/p/BZon_rSAipW/?taken-by=academiaourofit
https://www.instagram.com/p/BcDsz5chj_v/?taken-by=parkfitacademia
https://www.instagram.com/p/BcDsz5chj_v/?taken-by=parkfitacademia
- Feliz aniversário: os alunos adoram deixar aquela mensagem para os professores e colaboradores da academia, monte um post bacana com o(s) aniversariante(s) do dia e receba uma chuva de comentários.
Alguns modelos para você se inspirar:
- Vídeos-depoimentos: quando seus alunos deixam aquela mensagem da experiência com o seu negócio isso não tem nada que derrube ou ganhe em audiência. Você não precisa de nenhuma super produção e quanto mais espontâneo, melhor 😉
Alguns exemplos para inspiração:
- Dica com Professores: quando o seu professor aparece sua marca aparece junto. Eles tem um altíssimo poder de engajamento, as pessoas adoram vê-los como “artistas” e isso gera muito comentário.
Veja esses exemplos e se inspire:
https://www.instagram.com/p/BWGoQZMBfEN/?taken-by=companhiadocorpogyn
https://www.instagram.com/p/BWqX2ujhbVf/?taken-by=companhiadocorpogyn
- Repost: as grandes estrelas são os seus alunos! Pessoas, fale menos de você e mostre mais pessoas felizes e com resultados em seu negócio, esse é o segredo. Valorize a presença e as fotos que eles tiraram aí dentro da sua academia 😉
Alguns exemplos:
Então é isso, siga essas dicas de posts, faça cada vez mais publicações que geram engajamento e tenha um canal de comunicação fortalecido.