Diferença entre post orgânico e post patrocinado

Qual a diferença entre post orgânico e post patrocinado? Você já deve ter se perguntado isso e vou te esclarecer tudo aqui, agora!

Não é novidade para ninguém que o Facebook é a maior rede social do mundo. Com 2 bilhões de usuários ativos ela torna-se quase que uma nação a parte no planeta. Também não é novidade que por ser uma empresa ela visa lucro e rentabilidade. Principalmente depois de abrir capital na bolsa. E afinal de contas, como o Facebook ganha dinheiro? Como o Facebook tem lucro?

Essas perguntas são bem simples de se responder. Com esse número gigantesco de pessoas utilizando a rede possui um ativo precioso e procurado por toda e qualquer empresa que precisa de clientes: audiência.

Então a forma como o Facebook monetiza é vendendo anúncios para empresas que desejam mostrar seus produtos e serviços aos usuários.

Diferença entre post orgânico e post patrocinado

Existem duas formas de alcançar as pessoas dentro da rede, uma é gratuita e chamada de orgânica. São todas as pessoas que visualizam e interagem com as suas publicações sem você pagar nenhum centavo.

A outra é a forma paga ou patrocinada: quando você investe e paga para o Facebook mostrar algum anúncio ou publicação específica para mais pessoas, ou ainda, para pessoas novas, que ainda não interagiram com sua página.

Patrocinar X Promover

Dentro das publicações pagas (post patrocinado) existe basicamente duas formas de patrocinar: “Promover” e “Criar anúncios” , esse último muito conhecido como Dark post. Calma! Eu explico.

O Promover é a forma mais simples e comum de se investir grana no Facebook. É quando você diz pra ele que tem um valor a ser investido em um post na timeline e ele decide para quem mostrar para obter mais interações (comentários, curtidas, compartilhamentos, etc). Você vai utiliza esse botão localizado sempre no canto inferior direito abaixo da postagem:
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O que é Dark post?

A outra forma é “Criar anúncio” através da plataforma Facebook Business, aqui nós chamamos de Dark post, ou em tradução literal “post escondido”, por que você pode criar uma publicação em formato de anúncio que não vai aparecer na sua timeline.

Ele vai ser direcionado para o perfil de público que você definir durante a criação do anúncio. Existem várias possibilidades de objetivos, inclusive sendo a primeira resposta que você deve responder ao configurar um anúncio novo:
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O orgânico morreu?

Segundo o ex vice-presidente do Facebook na América Latina, Diego Dzodan, “o Facebook é uma rede social feita por pessoas para pessoas. As empresas que queiram estar nela devem pagar por isso“.

Há um consenso entre nós, profissionais de marketing digital, através de relatórios e estudos, que o Facebook entrega na primeira hora do seu post para 1% da sua audiência, para 1% das pessoas que curtem ou seguem a sua página.

Nessa primeira hora algumas variáveis são analisadas como: curtidas, comentários, compartilhamentos, zoom, ver mais, etc. Ou seja, o Facebook analisa se sua postagem é RELEVANTE para o público e se ela tem engajamento. Então quando mais as pessoas interagem com a publicação, mais o Facebook mostra seu post de forma orgânica. Isso é bem legal e interessante!

Se você pensar pelo lado funcional mantém a rede social relevante para os usuários. Você não deve ficar chateado por isso, nem pensar que o Facebook é mercenário. Na verdade você precisa entender a melhor maneira de interagir e entregar conteúdo relevante para o seu perfil de público!

Criar uma persona (qual o perfil do seu cliente ideal, o que ele gosta, o que o motiva, o que deixa ele feliz, quais as causas ele defende, faixa etária, sexo, perfil de consumo, etc) bem definida é o primeiro passo para conseguir uma estratégia eficaz organicamente.

Veja também:
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Criar fanpage para academia [Tutorial Passo-a-passo]
6 tipos de posts que aumentam seu alcance orgânico e engajamento

Faça um trabalho consistente e frequente

Se você mantém uma forma “suja” de publicações, ou seja, não se preocupa com engajamento e relevância e seus posts tem o alcance orgânico menor que 1%, não adianta fazer um ou dois posts no formato correto!

O Facebook analisa também frequência e média de engajamento nos últimos 180 dias. Então é um trabalho a médio prazo, mas você não se arrependerá de ter feito um trabalho sólido e criado um canal eficaz de comunicação.

administrator
Tibério Lemes é especialista em marketing, com MBA pela USP, e já gerenciou mais de R$ 1 milhão em tráfego pago. Certificado em Inbound Marketing pela Resultados Digitais, palestrante nos eventos IHRSA Fitness Brasil (2020, 2021, 2022, 2023 e 2024), além de ter participado de várias imersões em marketing digital como 8Ps de Conrado Adolpho e T&C de Torriani e André Cia. Foi Diretor de Criação e Planejamento da Holus Marketing por 4 anos, atendendo grandes redes de academias, e é fundador da Escola Marketing de Academia. Desde 2019, é CMO da Pacto Soluções, contribuindo para a transformação digital do setor fitness.

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