Os 5 erros mais cometidos por academias no Instagram

Deixar as redes sociais da academia em dia é fundamental para o sucesso, pois os consumidores estão cada vez mais online. Uma das mídias mais utilizadas no universo fitness é o Instagram, que tem um apelo bastante visual para atrair novos alunos.

Mas será que isso tem funcionado de forma eficaz na sua academia? Se a resposta for não, é hora de repensar o uso dessa ferramenta que já tem mais de 40 milhões de usuários no Brasil — e ultrapassou a marca de 700 milhões no mundo todo.

No texto de hoje, apontaremos quais são os maiores erros cometidos por academias no Instagram. Confira!

1. Usar hashtags ruins

Não é à toa que esse é o erro número 1 da lista! Muitos gestores de academias que cuidam das contas do Instagram do seu negócio não sabem quais hashtags trazem mais retorno.

O ideal é imaginar quais hashtags são utilizadas pelos alunos durante os treinos. Assim, além de captar a atenção dos seus próprios clientes, será possível chegar a pessoas que treinam em outras academias — e quem sabe trazê-las para a sua!

Alguns sites especializados apontam quais hashtags estão entre as mais utilizadas. No caso de academias, por exemplo, o portal top-hashtags.com mostra resultados como:

#performance #bemestar #definiçãomuscular #alimentacaosaudavel #préepóstreino #alimentaçãosaudável #nutrologiaesportiva #suplementos #healthyfood #vscocam #vsco #bolofit #receitasfit #vidasaudavel #healthylifestyle #food #eunacozinha #cafezinho #snapsave #delicious #yummy #viversemtrigo #comidasaudavel #receitasbasicasfit #receitafacil #semgluten #loveit #tasty #reeducaçãoalimentar #saudável

Quantas hashtags utilizar?

Não há um consenso, mas o próprio instagram sugere que não ultrapasse 10. Em meus testes 6 hashtags tem desempenho melhor.

Como dividir o uso de hashtags?

Coloque 2 específicas do assunto, 2 do local onde sua academia atua (o bairro ou a cidade) e 2 próprias que identifiquem sua marca ou propósito.

Por que o uso de hashtags é tão importante?

É através delas que o instagram consegue segmentar seu perfil, de acordo com assuntos e interesses e mostrar para as pessoas mais propensar a interagir com ele. Quando você monta um conteúdo “viral” vai para a guia buscar, é neste momento que seu perfil cresce organicamente!

Guia de Pesquisa do Instagram

2. Não aproveitar todas as funcionalidades da rede social

Outro erro bastante comum ao gerenciar a conta de Instagram da academia é não aproveitar todas as funções do aplicativo. De tempos em tempos, o Instagram anuncia uma novidade. Por isso, é preciso ficar atento e seguir os passos dos seus clientes.

Além de postar no que chamamos de “linha do tempo” (feed), é possível conversar com seu público através do ‘Stories’. Nesse campo, que pode ser acessado clicando na foto do perfil, a academia também pode fazer transmissões ao vivo e publicar vídeos.

O boom do momento é o Reels e acredite: não é necessário fazer dancinha pra aparecer bem posicionado ali. A palavra de ordem é RELEVÂNCIA. Seja RELEVANTE para a audiência. Segure o usuário em um vídeo entregando conteúdo transformador em “conta-gontas”, assim você segura ele na plataforma e mais pessoas serão atingidas pelo algoritmo.

Faça lives mensais com parceiros de nutrição, ou ainda, uma aula ao vivo. Imagine uma super aula de Bike Indoor transmitida ao vivo pelo instagram da academia ;D

3. Falta de qualidade nas postagens e perda de identidade

Os usuários do Instagram gostam de ver os bastidores das academias e se sentirem parte dos projetos. Porém, um erro é pensar que isso pode ser feito de forma amadora, utilizando fotos mal iluminadas e desenquadradas ou imagens com design “meia-boca”.

Os instagramers gostam de qualidade! Afinal de contas, essa é uma rede social totalmente voltada para o visual. Por isso, vale a pena investir em boas fotografias e contratar profissionais para desenvolver a identidade das publicações.

4. Falta de criatividade

Esse erro tem relação com o anterior, já que diz respeito à imagem transmitida pela academia nas redes sociais. Muitas, inclusive, acabam simplesmente copiando o que as concorrentes têm feito no Instagram.

Para se diferenciar, aposte nas particularidades do seu negócio e no comportamento dos seus seguidores. O uso de vídeos, por exemplo, ainda é pouco explorado — e gera muito mais engajamento com a marca.

5. Postagens esporádicas

De nada adianta ter uma conta estruturada e uma identidade visual bem feita se as postagens aparecem somente uma vez por semana. Os usuários do Instagram estão online diariamente e o tempo todo. Por isso, é essencial manter uma frequência de publicações.

O ideal é postar pelo menos uma vez ao dia. Apesar de ser mais trabalhoso, isso pode ser feito diretamente pelo celular. Porém, uma opção para otimizar o fluxo é agendar as publicações. A própria Meta, empresa dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, tem a ferramenta de agendamento. Acesse o Facebook Creator Studio.

Esses são alguns dos erros mais comuns cometidos por academias no Instagram. Sem dúvida, a conta da sua academia só tem a ganhar ao evitá-los. Além de atrair novos seguidores por meio das hashtags corretas e um visual bacana, você poderá se comunicar melhor com o público e se diferenciar da concorrência, gerando empatia e atraindo mais pessoas para sua marca.

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Formado em Marketing pelo Instituto de Educação Superior de Brasília/DF; Graduando em MBA em Marketing pela USP (2023); Mais de R$ 1 milhão gerenciado em tráfego pago; Certificado em Inbound Marketing pela Resultados Digitais - Florianópolis/SC; Palestrante IHRSA Fitness Brasil (2020, 2021 e 2022); Já participou de várias certificações e imersões em Marketing Digital, entre elas 8Ps do Conrado Adolpho e Imersão T&C do Torriani e André Cia; Foi Diretor de Criação e Planejamento da Holus Marketing, agência de marketing especialista no mercado fitness por 4 anos, atendendo grandes redes de academia como a Alta Energia (MG) e a Corpo e Saúde(DF); Founder da Escola Marketing de Academia (2018) e sócio da Pacto Soluções, onde atua desde 2019 como CMO (Chief Marketing Officer - Diretor de Marketing).

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