O mercado fitness é um ambiente em constante mudança, exigindo dos gestores uma capacidade de adaptação para atender a um público cada vez mais exigente e em constante transformação. Uma estratégia promissora que tem se destacado é a criação de academias especializadas, seja em uma modalidade específica ou para um público determinado.

Oferecer serviços direcionados a um nicho com preferências e necessidades específicas é uma excelente forma de atender às demandas do mercado. Entre as opções disponíveis estão a oferta de ioga, pilates, treinamento funcional, Crossfit, dança, academia exclusiva para mulheres, para crianças ou voltada para idosos.

Os hábitos da população estão em constante evolução, como por exemplo o crescente aumento da população idosa ativa, que tem gerado uma urgência por atendimento em diversos níveis, incluindo a assistência para prática de exercícios físicos.

Montar uma academia especializada tem sido uma tendência em diversos mercados, incluindo o fitness, onde os consumidores procuram por serviços que atendam às suas particularidades e necessidades específicas, visando alcançar seus objetivos pessoais.

Empreendedores que identificam essa demanda e investem em academias especializadas têm se destacado frente à concorrência, atraindo alunos que antes não tinham interesse em frequentar academias convencionais.

Para criar uma academia especializada é preciso ter um olhar detalhista e focado no conforto e satisfação do aluno. O atendimento personalizado deve ser um grande diferencial e a escolha do nicho deve ser feita de forma cuidadosa, levando em consideração as necessidades e tendências do mercado.

Existem diversos tipos de nichos que podem ser atendidos, desde treinamentos em alta até adaptações às mudanças sociais. Algumas opções incluem ioga, pilates, CrossFit, treinamento funcional, dança, natação, hidroginástica, lutas, spinning, jump, spa, academia exclusiva para mulheres, crianças, idosos, gestantes e pessoas com deficiência.

Confira uma lista com 22 produtos para lucrar em seu negócio fitness

  1. Plano Small Groups (Personal) – 3 pessoas, 5 pessoas
  2. Plano Kids
  3. Plano Estudante (Horário limitado: 9h às 12h/14h às 17h)
  4. Mindfullness (Saúde Mental)/SPA – Pilates, Yoga, Meditação guiada, Massagem
  5. Dança/Ritmos: colocar embalagem neste produto – personalizar com a sua metodologia
  6. Natação/Hidroginástica (Acqua) – Qual a metodologia – Turmas (Iniciante, Atleta? Qual a classificação? Horários
  7. Lutas/Artes Marciais (Qual a “escola”, Turmas Por faixa? Qual a classificação?, Horários)
  8. Autistas/Capacitivos
  9. Programa para Diabéticos
  10. Programa para Hipertensos
  11. PNEs
  12. Programa para Controle de Obesidade
  13. Preparação para Cirurgia Bariátrica
  14. Recuperação Pós-operatório Bariátrica
  15. Fortalecimento Pós-operatório Joelhos
  16. Melhor Idade
  17. Programa para Gestante
  18. Programa TAF (Concursos)
  19. Treinamento Funcional (Cross)
  20. Grupo de Corrida (Iniciantes, Intermediários, Maratonistas)
  21. Programa para Noivas e Noivos
  22. Esportes de Areia

Uma academia que já possui estrutura pode oferecer serviços complementares, como natação para bebês e outras modalidades de treinos para o público infantil, por exemplo, além de investir em aulas específicas para pequenos grupos.

Montar uma academia especializada não significa fechar as portas para outros setores, mas sim criar um segmento com um novo nome, facilitando para que os clientes entendam a diferenciação do serviço.

Para escolher o nicho ideal é preciso investir em uma pesquisa de mercado e começar o atendimento aos poucos, talvez reservando uma sala somente para isso. É importante também se manter atualizado sobre as tendências de mercado e as necessidades do público em relação à rotina de exercícios, consultando relatórios como o Censo Fitness, Panorama Setorial da Fitness Brasil e IHRSA Global Report.

Além disso, é fundamental ter em mente que montar uma academia especializada exige muito planejamento, apesar de parecer um projeto menor. É necessário analisar quais são os profissionais imprescindíveis para oferecer um serviço 100% voltado ao nicho escolhido.

Por exemplo, um espaço para treinamento de idosos pode exigir a presença de um fisioterapeuta, enquanto um serviço voltado para crianças pode precisar de pedagogo e monitores. É importante enxergar com o olhar do mercado e tentar suprir todas as necessidades.

Por fim, ter uma academia especializada não significa fechar as portas para outros setores. Na verdade, essa pode ser apenas uma das opções. Para diferenciar, escolha um novo nome para o atendimento de nicho, facilitando para que os clientes consigam enxergar essa diferenciação.

Ao oferecer serviços a um nicho que tem preferências e necessidades específicas, como yoga, pilates, treinamento funcional, Crossfit, dança, natação, hidroginástica, lutas, spinning, jump, spa, academia exclusiva para mulheres, para crianças ou para idosos, é possível atrair alunos que até então não tinham interesse por esse ambiente.

Lembre-se sempre que a tendência de escolha de serviços para públicos segmentados não se restringe apenas ao mercado de academias. Os consumidores querem ser atendidos em suas particularidades, desejando atenção aos detalhes que envolvem seus gostos pessoais e alcance de objetivos. O empreendedor que enxerga essa demanda sai na frente da concorrência.

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Formado em Marketing pelo Instituto de Educação Superior de Brasília/DF; Graduando em MBA em Marketing pela USP (2023); Mais de R$ 1 milhão gerenciado em tráfego pago; Certificado em Inbound Marketing pela Resultados Digitais - Florianópolis/SC; Palestrante IHRSA Fitness Brasil (2020, 2021 e 2022); Já participou de várias certificações e imersões em Marketing Digital, entre elas 8Ps do Conrado Adolpho e Imersão T&C do Torriani e André Cia; Foi Diretor de Criação e Planejamento da Holus Marketing, agência de marketing especialista no mercado fitness por 4 anos, atendendo grandes redes de academia como a Alta Energia (MG) e a Corpo e Saúde(DF); Founder da Escola Marketing de Academia (2018) e sócio da Pacto Soluções, onde atua desde 2019 como CMO (Chief Marketing Officer - Diretor de Marketing).

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