Redes Sociais não são mais novidades, são realidades que se usadas corretamente potencializam e muito a captação de alunos e vendas. Existem vários erros comuns que você pode ter cometido sem saber, mas percebeu que não funcionou bem e espero que não tenha feito mais. Então nesse artigo vamos desvendar esses principais erros e enumerar o principal.

7 erros comuns em redes sociais

  1. O “limbo do nada”! Que isso? Você cria um perfil, começa com toda a empolgação, posta umas duas, três, quiçá cinco vezes e depois nunca mais entra na rede! Fica lá, sem nada! Não crie um perfil se não vai alimentá-la!
  2. Erros gramaticais: dependendo do seu público-alvo ou do perfil do seu cliente ideal você até pode usar gírias ou abreviaturas, mas cuidado com o exagero e erros do bom e velho português. Não custa nada dar sempre aquela revisadinha antes de postar!
  3. Overpost: esse termo emprestado de overbooking, tem muito a ver com o conceito do exagero. Overbooking acontece quando a operadora de vôo vende mais passagens do que a capacidade do avião, assim algumas pessoas não conseguem embarcar, isso é uma dor de cabeça! Não há consenso em quantos posts e horários deve-se postar, mas o fato é: não seja um chato que posta de 15 em 15 minutos. Qualidade é sempre mais importante que quantidade, até mesmo por que os robôs das redes estão cada vez mais avançados e qualificando os conteúdos de acordo com o engajamento, então, se você posta um monte de coisa que ninguém interage, você vai ser penalizado, acredite, você não vai querer isso.
  4. Informações incompletas ou com erro: as redes sociais mais comuns seguem um padrão de informações para ajudar seu negócio a se comunicar melhor e ser encontrado no Google mais rapidamente. Deixar de preencher essas informações ou preencher com dados errados é um grande desperdício de interação, tanto da rede com a sua marca, quanto dos seguidores e usuários. Então sempre mantenha as informações em dias e completas: endereço, CEP, localização no mapa (sempre confira se está correto para não correr o risco de deixar alguém chegar em outro lugar), horários de funcionamento, lista de serviços oferecidos, descrição da sua empresa, telefone, email para contato, site, são as informações básicas que você deve se preocupar.
  5. Falta de conteúdo editorial: quando você decide ter presença digital você precisa planejar uma pauta com conteúdo e frequência semanal. Dicas para emagrecimento, Dicas de Nutrição, Dicas para turbinar o treino, Curiosidades sobre Musculação, Curiosidades sobre a sua academia, Professor do Mês, são apenas algumas ideias de postagem.
  6. Imagens distorcidas ou com pouca legibilidade dos textos: se preocupe em passar a informação de forma clara e objetiva. Seu tempo de contato é mínimo, relativamente 3 segundos. As pessoas não vão se esforçar para tentar ler sua mensagem.
  7. Imagens de alunos constrangedoras: acontecem principalmente nas aulas de ginástica e pilates. Cuidado com as poses indesejadas.

O maior erro que você pode cometer em suas redes sociais

Para explicar esse erro gostaria que você olhasse para essa imagem:

lixeira-cheia-de-panfletos
Lixeira cheia de panfletos em um local próximo de onde estava acontecendo uma ação de panfletagem

Você consegue facilmente entender o que é isso: lixo!
Mas é um lixo-termômetro, está cheio de panfletos por que estava localizado próximo a um ponto onde tinham duas pessoas “panfletando”.
Por que então lixo-termômetro? Por que isso te mostra que panfletar não é legal, as pessoas pegam por educação, mas descartam assim que tem a primeira oportunidade, 90% delas nem lêem o que tinha no papel. E isso tem tudo a ver com o maior erro que você não pode cometer nas redes sociais: PANFLETAR!
O facebook, o twitter, o instagram, o YouTube são empresas construídas POR pessoas e PARA pessoas. Sua empresa tem que entender isso e se portar de maneira a não ser inconveniente e sem relevância. Poste sobre seu dia-a-dia, sobre as pessoas dentro do seu negócio, conte as histórias delas, dos sucessos, das alegrias, dos benefícios, mostre felicidade dentro da sua academia, convide para os eventos, as maiores estrelas são seus professores, seus colaboradores. Não poste promoção, promoção, oferta, promoção, promoção, nossa academia é isso, nossa academia é aquilo: você não vai passar de um panfleteiro digital sem valor. Mostre pessoas felizes dentro do seu negócio e tenha resultados extraordinários.

Por: Tibério Lemes

Author

Formado em Marketing pelo Instituto de Educação Superior de Brasília/DF; Graduando em MBA em Marketing pela USP (2023); Mais de R$ 1 milhão gerenciado em tráfego pago; Certificado em Inbound Marketing pela Resultados Digitais - Florianópolis/SC; Palestrante IHRSA Fitness Brasil (2020, 2021 e 2022); Já participou de várias certificações e imersões em Marketing Digital, entre elas 8Ps do Conrado Adolpho e Imersão T&C do Torriani e André Cia; Foi Diretor de Criação e Planejamento da Holus Marketing, agência de marketing especialista no mercado fitness por 4 anos, atendendo grandes redes de academia como a Alta Energia (MG) e a Corpo e Saúde(DF); Founder da Escola Marketing de Academia (2018) e sócio da Pacto Soluções, onde atua desde 2019 como CMO (Chief Marketing Officer - Diretor de Marketing).

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