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Muito se tem falado sobre a importância das redes sociais nos dias atuais. Afinal de contas, elas se tratam de ferramentas extremamente valiosas para empresas e marcas se destacarem, bem como alcançar o público-alvo com assertividade e crescer de forma sustentável!

No entanto, muitas empresas acabam decepcionando-se com as redes sociais e na grande parte das vezes o problema é um só:

A falta de planejamento estratégico que oriente o caminho necessário para cada ação e otimize os resultados do investimento feito.

Dessa forma, podemos afirmar, com segurança, que as redes sociais são hoje um dos principais canais de comunicação do mundo e, por isso, devem ser muito bem utilizadas. Mas, afinal, como criar uma estratégia de marketing nesses canais?

Pensando em responder a essas e outras perguntas, preparamos este post exclusivamente para te mostrar como é possível ter sucesso ao elaborar sua estratégia nas redes sociais! Vamos lá?

1. Faça um bom planejamento

O primeiro passo para criar uma estratégia nas redes sociais é realizar um bom planejamento.

Afinal, de nada adianta criar perfis e páginas na internet se não houver um objetivo inicial, visto que ele serve como um guia para suas ações.

Inclusive, tudo no marketing exige um planejamento simples. Claro, a parte prática é muito mais interessante, no entanto, ela não irá oferecer o retorno esperado sem um plano bem elaborado.

Lembrando que isso em qualquer nicho, como empresas de ensaios não destrutivos, entre qualquer outro.

2. Defina seus objetivos

Outro ponto importante é definir o que a sua marca espera das redes sociais. Aliás, a definição de objetivos é fundamental para entender o caminho que deve ser traçado. Em geral, as empresas esperam:

  • Exposição da marca: fazer com que o negócio seja visto pelo público-alvo, além dos potenciais clientes;
  • Geração de tráfego: aumentar o fluxo de visitantes no site ou blog;
  • Geração de leads: criação de interesse pelos produtos e serviços da marca, a fim de convencer o consumidor a entrar em contato com a empresa;
  • Vendas: geralmente, esse é o objetivo final de toda estratégia: às vendas. Com isso, o intuito é aumentar o número de vendas da marca, seja no ambiente virtual ou físico.

3. Escolha dos canais

Como mencionamos acima, de nada adianta criar uma série de perfis nas redes sociais quando não se tem um direcionamento.

Por isso, é importante se questionar: faz sentido atuar nas redes sociais mais populares do Brasil, como Instagram, Facebook e Linkedin?

Bom, a resposta é bem simples: certamente não. Afinal, se o seu público não está presente em todas as redes sociais, manter uma presença frequente nas plataformas será um desperdício de tempo e dinheiro.

Sendo assim, utilize ferramentas ou até mesmo uma pesquisa de análise de público-alvo, a fim de identificar em quais redes sociais vale a pena investir.

Lembre-se de estudar as principais preferência do público, como a necessidade por empresas de manutenção de aquecedor a gás, e por aí vai.

4. Produza conteúdos

Por fim, é importante ressaltar que. hoje, os consumidores não querem mais receber propagandas e descontos imperdíveis, mas sim consumir artigos relevantes, que os eduquem, informem e contribuam com a tomada de decisão.

Contudo, não basta apenas produzir conteúdos para nutrir seu feed, mas também é necessário adaptá-los a outros formatos.

Se você escreve sobre placas de sinalização de segurança, por exemplo, aposte na criatividade e use os formatos que mais chamam a atenção dos seus clientes!

Gostou do nosso post sobre como criar uma ação nas redes sociais? Então, compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

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Formado em Marketing pelo Instituto de Educação Superior de Brasília/DF. Certificado em Inbound Marketing pela Resultados Digitais - Florianópolis/SC. Já participou de várias certificações e imersões em Marketing Digital. Foi Diretor de Criação e Planejamento da Holus Marketing, agência de marketing especialista no mercado fitness por 4 anos, atendendo grandes redes de academia como a Alta Energia (MG) e a Corpo e Saúde(DF). Founder da Escola Marketing de Academia e sócio da Pacto Soluções, onde atua como CMO (Chief Marketing Officer - Diretor de Marketing).


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