Em meio à pandemia, diversos mercados — senão todos — se redobraram para se adaptar à nova dinâmica da economia no país. A mudança mais perceptível foi na adaptação de serviços ao ambiente online. Uma verdadeira evolução digital está acontecendo e o mercado fitness não ficou fora. Esse, na verdade, foi um dos mais afetados. Contudo, assim como os outros setores, também buscou soluções para se adaptar às novas demandas e necessidades de seus clientes.

Desde o início dos decretos de isolamento social, não demorou muito para as lives tomarem conta das redes sociais. Com a rotina interrompida, academias, boxes e studios de pilates, passaram a transmitir as aulas ao vivo em seus perfis, com diferentes modalidades no decorrer do dia, o que também possibilitou maior interação entre alunos e professores, gerando uma sensação de confiança mesmo em termos incertos.

Em vista disso, os autônomos também tiveram que se reinventar, principalmente personais trainers. Nessa situação, o impacto não foi diferente, senão maior. As opções de espaço de treino sempre foram variadas, de praças públicas à própria casa do aluno, mas na maioria das vezes se concentravam nas academias. Com a pandemia, as alternativas se reduziram e a maioria das pessoas dispensou facilmente serviços como a orientação física destes profissionais.

Aplicativo para Personal Trainer + Sistema Online de Gestão de Alunos e TreinosMuitas barreiras foram encontradas, mas as soluções também vieram. O personal trainer precisou se adaptar. Assim, um grande lançamento, que veio como uma ferramenta completa para personais trainers, é o aplicativo Personal Fit. Com recursos como montagem de treinos, gerenciamento de alunos e feed social, o autônomo agora pode continuar atuando e mais: aprimorar seu serviço.

Deste modo, percebe-se uma revolução digital em todo meio fitness, principalmente na consultoria online. Com o auxílio de aplicativos como o Personal Fit, o profissional desfruta de mais eficiência e liberdade em sua rotina. Isso porque, a tecnologia dessas plataformas permite que seu usuário economize tempo e execute suas atividades com mais qualidade.

Sendo assim, a consultoria online, com aplicativo em especial, se mostrou bem eficiente: “a gente acompanha o andamento do treino, está ao vivo com o cliente nos dias e horários combinados, assim como faz os exercícios junto. Também tem o benefício da flexibilidade de horários (…)”, ressalta o personal trainer André Reis.

É indiscutível o papel do exercício físico na manutenção não só da saúde física, mas da saúde mental também. Por isso, cuidar da saúde, agora mais do que nunca virou prioridade na vida da população. Pode-se esperar uma grande demanda no setor de fitness e bem-estar. Contudo, mesmo muito conteúdo gratuito na internet, ainda se faz-se necessária a orientação do personal para aumentar a eficácia dos mesmos e não causar lesões desnecessárias.

Aumentou muito a procura por alternativas para exercício em casa. Por isso estou fazendo tudo que posso não apenas para suprir a demanda, mas como profissional de educação física, para promover saúde e ajudar neste momento”, afirma o personal Rafa Moreira.

Dentro disso, é mais essencial ainda fortalecer o relacionamento com os alunos, a fim de aumentar a geração de valor da orientação do profissional. Sendo assim, o Personal Fit, por exemplo, possui funções que conectam ainda mais o personal trainer ao seu aluno; como a personalização do aplicativo com a marca do personal e envio de treinos em tempo real com mensagens e observações. Desta maneira, o aluno se sente realmente cuidado, pois mesmo de longe o seu personal está conectado com ele.

O uso de um aplicativo como esse, exclui a necessidade de planilhas, fichas e treinos via WhatsApp. Os treinos são feitos, organizados e enviados no dispositivo que o personal trainer preferir. Assim, o profissional pode organizar melhor sua rotina de trabalho.

Percebeu-se que mesmo em meio a uma crise, os personais trainers estão buscando se reinventar para atender a esta nova realidade. Conseguiram se reconectar com seus alunos até no momento de quarentena. Diante de todo esse cenário, não pode-se negar: os aplicativos e plataformas de treino vieram para ficar. O que era uma tendência virou realidade essencial para a sobrevivência dos negócios no mercado fitness.

Treinos online se tornaram a grande aposta nesta quarentena. O Gympass, por exemplo, adiantou um projeto de consultoria online por conta disso. Seu próprio CEO afirmou que “o universo online quebra muitas barreiras e ‘desculpas’ impostas pelas pessoas para não praticar atividade física, como localização, tipo de modalidade e flexibilidade de tempo”. A Smart Fit é outra empresa que apostou nisso,  “Os treinos online vieram para ficar (…)”, afirma seu diretor-executivo. Remodelar os serviços para o ambiente digital será tema em pauta quando tudo se normalizar. Não dá mais para fugir.

Portanto, com a força do mundo digital, os profissionais continuam contribuindo para a saúde de cada aluno, não importa de onde estão. Isso porque, a tecnologia veio como uma grande aliada e permitiu a extensão dos locais de treinamento para a casa das pessoas. Assim, com soluções como os aplicativos de consultoria online, é possível tanto para o personal quanto ao aluno investir na saúde. A nova realidade mostrou que é crucial adaptar-se e se preparar para a grande demanda deste novo consumidor que procura a facilidade do digital e os benefícios do estilo de vida saudável. Vale a pena conferir o aplicativo Personal Fit e apostar nessa solução online.

Avatar
Author

Formado em Marketing pelo Instituto de Educação Superior de Brasília/DF. Certificado em Inbound Marketing pela Resultados Digitais - Florianópolis/SC. Já participou de várias certificações e imersões em Marketing Digital. Foi Diretor de Criação e Planejamento da Holus Marketing, agência de marketing especialista no mercado fitness por 4 anos, atendendo grandes redes de academia como a Alta Energia (MG) e a Corpo e Saúde(DF). Founder da Escola Marketing de Academia e sócio da Pacto Soluções, onde atua como CMO (Chief Marketing Officer - Diretor de Marketing).


Deixe seu comentário


guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments