É importante observar que vender on-line é muito mais difícil do que offline, porque você não tem a sinceridade da voz e da linguagem corporal. É aí que o Copywriting entra em cena!

Copywriting é uma arte de marketing que promove com eficiência seus produtos e serviços. É uma das habilidades mais importantes do marketing online.

Por que não é fácil escrever na WEB?

Na web, a atenção do usuário é muito baixa, geralmente devido à velocidade de uso do dispositivo (PC, smartphone, tablet), há uma necessidade de encontrar imediatamente as informações necessárias.

Funciona assim:

Estou procurando algo, acesso um site: essa página está me dando respostas para minhas necessidades? Se sim, continue lendo; caso contrário, saio e acesso um novo site.

O verdadeiro desafio dos envolvidos em redação na web é exatamente capturar e manter a atenção das pessoas em um determinado artigo ou publicação.

Os leitores querem conteúdo útil, mas estão dispostos a lê-lo se for exaustivo, mas curto.

Existem algumas dicas de Copywriting para vendas digitais, descubra agora!

Dicas de Copywriting para vendas digitais

1. Fale com o seu alvo quando escrever

O mundo não gira em torno de você, mas de acordo com as necessidades do seu leitor: ele espera uma solução para um problema.

Todo mundo está procurando por algo, evite a linguagem técnica sempre que possível, mantenha uma boa legibilidade do texto, use imagens e vídeos para explicar passagens complicadas, faça um pequeno teste de chamada à ação.

2. Siga a técnica da pirâmide invertida

A pirâmide invertida é um exemplo de clareza: sugere que você coloque as notícias mais importantes em primeiro plano, aquelas que atraem atenção, depois as ideias e, finalmente, as notícias relacionadas.

3. Crie um título que chame a atenção do leitor

Títulos de post desempenham um papel importante na conquista do sucesso e na captura da atenção do leitor.

O objetivo do título é garantir que a primeira linha do texto a seguir seja lida; O objetivo da primeira linha é fazer com que a segunda linha seja lida e assim por diante. Em resumo, se o título não fascina o leitor, tudo está perdido.

4 elementos ajudam a criar um título vencedor:

  • Especificidade: Use números precisos em seu título para indicar vantagens e benefícios. A especificidade gera curiosidade e torna você mais credível.
  • Exclusividade: No título, sempre expresse algo único ou que contém um elemento único.
  • Urgência: No título, você deve comunicar um senso de urgência.
  • Útil: No título você deve destacar um enorme benefício.

4. Encontre a perspectiva mais interessante para enviar sua mensagem

Somos inundados com mensagens promocionais todos os dias. Estamos tão acostumados à publicidade que nem percebemos. O resultado mais poderoso que você pode obter de um bom trabalho de Copywriting é baixar a guarda do leitor por meio de uma abordagem inesperada.

Uma história pode ser contada a partir de uma grandeza de ângulos, o trabalho do redator é encontrar aquele que dá mais atenção, que desperta mais alarde. Na próxima vez que você se sentar para escrever, tente essa abordagem. Encontre a perspectiva mais interessante para enviar sua mensagem!

5. Defina seu público-alvo

Primeiro, você deve conhecer seu público-alvo. Seu público-alvo é o grupo de pessoas para quem você vende seu produto. É essencial saber quem são eles, quais problemas eles têm e como o seu produto resolverá esses problemas.

Você deve conhecer o seguinte:

  • Gênero
  • Era
  • Interesses
  • Renda
  • Problemas
  • Desejos e assim por diante.

Você deve saber o que motiva essas pessoas a gastar seu dinheiro e comprar seu produto.

Por outro lado, você deve se comunicar com eles de uma maneira que eles se sintam conectados a você. Quanto mais você os entender, mais fácil será vender para eles.

Veja também:
O Boletim de Visitas como ele tem que ser [Modelo Gratuito]
Site para Academia: anatomia do site que vende!
Guia Completo: Como fazer Marketing Digital na sua academia

6. Use a fórmula AIDA para aumentar as vendas

Existe uma fórmula de quatro etapas que pode ajudá-lo a criar uma copy de conversão melhor e isso pode ser aplicado a qualquer produto que você venda. Essa fórmula é chamada AIDA, que significa:

  • Atenção
  • Interesse
  • Desejo
  • Ação

Isso significa que você precisa chamar a atenção com um título ou vídeo orientado a benefícios, manter o interesse com copy e design bem formatados, criar desejo mostrando os benefícios do seu produto e, finalmente, incentivar o público a agir.

7. Use psicologia e emoções no Copywriting

Como você já deve saber, as emoções influenciam o comportamento de compra. Ao criar loja virtual, o produto ou serviço que você está pensando em vender deve se conectar ao público em algum nível emocional.

Por exemplo, você pode comprar sapatos porque gosta da aparência deles. Outras pessoas compram por causa de sua marca e outras compram por preço.

Copys atraentes afetam as emoções das pessoas, mas na maioria das vezes não são suficientes por si só. A maioria das pessoas procura fatos, informações e provas sociais antes de comprar algo. Elas querem apoiar sua decisão emocional com um argumento lógico.

Copywriting para vendas digitais: conclusão

Lembre-se de que copywriting é uma habilidade que você precisa aprender para poder construir e expandir seus negócios.

Ao iniciá-la pela primeira vez, pode acontecer que sua copy não seja a melhor, mas quanto mais você a pratica, melhor se tornará.

 

Lucas Pelisari
Author

Escritor profissional, estudante de Direito, Investigação Forense e Perícia Criminal. Trabalha também com marketing digital e procura sempre trazer informações relevantes para o setor empresarial.


Deixe seu comentário


guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments