O Marketing Digital tem viabilizado o crescimento de milhares de pequenos e médios negócios. Costumo dizer que o marketing digital é democrático, pois, ao contrário da mídia tradicional, onde tinha que se ter investimentos altos para veicular mídia, além de uma falta de precisão, imagina, fazer uma propaganda na TV ou no rádio para a cidade toda, se sua academia atende apenas um, dois ou três bairros?

Com o marketing digital os empreendedores conseguem com criatividade e uma verba relativamente baixa, altos retornos!

A internet mudou completamente a forma como as pessoas consomem informação e tomam decisões. Se antes a comunicação era unilateral, ou seja, os negócios divulgavam suas propagandas e o mercado apenas consumia, hoje o cenário é completamente diferente. Os clientes participam de forma ativa do processo de comunicação, não apenas como consumidor, mas também como influenciador e até mesmo produtor no meio digital.

Eles pesquisam, indicam, reclamam, comentam, fazer check-in, influenciam, enfim, no Marketing 3.0 não existe apenas o veicular mídia, mas também o relacionar com os feedbacks, em tempo real, dessa mídia!

É importante saber que não basta apenas estar na internet, criar um site e perfis nas redes sociais. Mais do que isso, é preciso estudar, entender, planejar e definir uma estratégia de marketing digital e utilizar as ferramentas adequadas para atrair mais alunos para sua academia, studio ou box CrossFit.

Vamos conferir o passo a passo para você começar do jeito certo e não cometer os erros de marketing que podem fazer você perder muito dinheiro!

Passo 1 — Entenda seu cliente ideal e defina a persona

A persona nada mais é do que a representação quase fidedigna do seu público. É mais que apenas definir seu público-alvo. Normalmente as empresas definem o público-alvo (target) com informações básicas como idade, sexo, classe social e área geográfica. Definir a persona de sua academia significa ir além e conhecer a fundo qual a principal DOR que ela tem e qual a TRANSFORMAÇÃO que ela deseja ao buscar uma academia, além das características de comportamento dela.

Definir bem sua persona traz o conhecimento aprofundado do seu público, consequentemente direcionando de forma mais assertiva o plano de marketing:

Definindo a persona:

  • Dados como idade, escolaridade, sexo, profissão
  • Descrever os hábitos no seu dia a dia
  • Quais marcas ela admira
  • Quais influenciadores ela segue
  • Quais os meios de comunicação que ela mais utiliza?
  • Qual o objetivo pessoal ou profissional que você poderia ajuda-la a realizar?
  • Quais desafios impedem esta pessoa atingir seus objetivos?
  • Como a sua academia pode ajuda-la a superar os desafios listados?
  • Qual a percepção dela a respeito da mudança que a atividade física pode fazer na vida dela?
  • O que poderia fazer a sua academia se tornar desnecessária para ela?
  • Qual tipo de experiência ela espera ao pesquisar por mais informações?
  • Quais as objeções mais comuns da persona para se matricular na academia?

Com essas respostas você poderá ter uma visão de como é o seu público e começar a implantar as estratégias de marketing digital.

Dica extra: utilize o Mapa de Empatia para auxiliar na construção da Persona.

Passo 2 — Criação de conteúdos

Após definir a sua persona é muito importante você começar a desenvolver um relacionamento com ela. E a melhor forma de iniciar esse relacionamento é com a produção de conteúdo relevante e de qualidade.

Ao desenhar a persona você terá muito mais chances de criar conteúdos que estejam de acordo com as expectativas e necessidades dela. Estes conteúdos podem estar em diversos formatos, como artigos, posts, ebooks, aulas online, lives e vídeos. Uma dica muito importante é você começar criando algo sobre a principal DOR/PROBLEMA da sua persona.

Por exemplo: se a sua persona tem anseio por emagrecimento, que tal criar um vídeo com o tema “Conheça os 3 exercícios que te fazem emagrecer muito mais rápido”. Ao criar este tipo de conteúdo você estará mostrando para sua persona que não somente conhece a dor dela, como também tem condições de ajuda-la a vencer esta dor.

Outro aspecto importante sobre a produção de conteúdo é a constância. É fundamental que você desenvolva uma agenda de publicações. Esta frequência pode ser diária, semanal, quinzenal ou mensal. Quando postar e onde postar. Depende muito da sua capacidade de produção e da receptividade do público. Mas lembre-se: mais importante do que criar conteúdo, é criar conteúdo PRÓPRIO, DE QUALIDADE e RELEVANTE.

Passo 3 — Comece pelo Blog

Blog é um site no formato de diretório de artigos, matérias e conteúdos. Um jornal no formato digital onde sua academia pode escrever sobre assuntos que seu público tenha interesse.

O mais famoso sistema gerenciador de conteúdo para Blog é o WordPress. Por ser open source, ou seja, o código fonte é distribuído de forma gratuita, desenvolver um blog dispensa um investimento alto. Praticamente todo desenvolvedor entende e consegue instalar e configurar um tema personalizável.

Segundo a Resultados Digitais, as principais vantagens de se ter um Blog são:

– Estabelece liderança;
– Ajuda você a ser encontrado gratuitamente no Google;
– É interativo;
– É dinâmico;
– Facilita o processo de venda: pois conscientiza e gera relacionamento com a sua marca;
– Resultados permanentes;
– Gera LEADS aprendizado.

O que é LEAD?

A partir de agora você deverá ser um aficionado por leads! Leads são pessoas que chegaram até você pelo seu site, blog, redes sociais, se interessou em seu conteúdo e deixou dados de contato com você. No mínimo nome e e-mail. Na melhor das hipóteses, se sua estratégia estiver alinhada, nome, e-mail e telefone. O lead pode ser definido como seu futuro comprador!

No seu blog defina os principais pontos de contato e as áreas onde seus visitantes mais visualizam para inserir formulários de capturas ou banners de ofertas ou chamada para o WhatsApp da sua academia! Aqui é um momento ideal para oferecer um “free pass“.

Tendo o e-mail do lead você agora vai estabelecer o relacionamento com este lead e disponibilizar novos conteúdos e textos persuasivos levando ele para tomada de decisão de compra. Aqui vale o adendo de que você irá automatizar trilhas de e-mails, ou seja, após o lead realizar a conversão, automaticamente ele receberá um conjunto de e-mails, de acordo com o assunto que ele teve contato, e em dois ou três e-mails você fará oferta direta e tentativa de venda.

Algumas ferramentas de automação de marketing, com excelente custo-benefício:
RD Station
Lead Lovers
Mail Chimp

Veja também:
Modelo de Pesquisa de Satisfação para Academias e Negócios Fitness
5 dicas para melhorar as vendas na sua academia

Passo 4 — Redes Sociais

Talvez a maioria das academias já fazem. Porém, ele é feito de maneira isolada e muitas vezes equivocadamente. Aqui listo os 7 principais erros em Redes Sociais para que você não cometa e entenda como utilizar todo o potencial das redes a seu favor.

Passo 5 — Aumente a visitação e as vendas pela internet

Não basta apenas utilizar todos esses passos sem um objetivo claro. É importante que tudo isso possa proporcionar à sua academia cada vez mais visitas, mais alunos e mais retenção e fidelização dos atuais. Uma ótima forma de fazer isso é oferecer a possibilidade do aluno se matricular na sua academia pela própria internet. Além de não fazer o aluno perder tempo procurando uma academia, você terá mais um canal de vendas de forma gratuita e virtual.

O seu site deve oferecer vendas online para a academia.

Faça campanhas sazonais e de datas comemorativas. Direcione todas as visitas para o seu site. Por exemplo, quando fizer uma live no instagram, de uma aula ao vivo, ao final ofereça um plano com oferta limitada e disponibilize o link de compra do seu site deste plano!

Gostou do passo a passo? Deixe nos comentários! Seu feedback é muito importante para criarmos novos e melhores conteúdos pra te ajudar 😉

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Formado em Marketing pelo Instituto de Educação Superior de Brasília/DF. Certificado em Inbound Marketing pela Resultados Digitais - Florianópolis/SC. Já participou de várias certificações e imersões em Marketing Digital. Foi Diretor de Criação e Planejamento da Holus Marketing, agência de marketing especialista no mercado fitness por 4 anos, atendendo grandes redes de academia como a Alta Energia (MG) e a Corpo e Saúde(DF). Founder da Escola Marketing de Academia e sócio da Pacto Soluções, onde atua como CMO (Chief Marketing Officer - Diretor de Marketing).


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