O WhatsApp foi adquirido pelo Facebook em uma negociação histórica. A transação envolveu U$ 22 bilhões e aconteceu em outubro de 2014. Desde então o time da maior rede social do mundo vem tentando encontrar um caminho para tornar o aplicativo rentável. Sabemos que nos primórdios do app o propósito era nunca vender seus dados a anunciantes, tornando-o assim mais confiável e usual.

Acontece que como toda empresa visa e precisa de lucro, com o WhatsApp não poderia ser diferente. Ainda mais vindo de um time que soube muito bem explorar o Facebook e levá-lo ao topo do mundo, mesmo com tantas tentativas mal sucedidas de outras empresas, inclusive o Google com o já não lembrado G+ (Google Plus).

Whats App Business

Foi anunciado o Whats App Business, uma forma de vincular um canal de comunicação oficial, via Whats App, em suas redes sociais do Facebook e Instagram. Agora, estão disponíveis três tipos de contas oficiais de empresas, segundo o próprio FAQ do App. Quem estiver conversando com um estabelecimento, verá sinais de verificação também na versão Web:

  • Uma conta é considerada “Verificada” quando o WhatsApp confirma a autenticidade da marca e é sinalizada por um ícone verde com um check (✓).
  • Já contas “Confirmadas” são sinalizadas com um ícone cinza de check (✓), e ocorrem quando o aplicativo aponta que o número de telefone usado para comunicação corresponde ao do telefone da empresa.
  • Por fim, contas “Comerciais” são aquelas que usam o aplicativo WhatsApp Business, mas ainda não foram confirmadas ou verificadas. São sinalizadas por um ícone cinza com ponto de interrogação.

Isso não tem nada haver com recebimento e leitura de mensagens dentro do Whats App, e sim, com a verificação de autenticidade do Facebook, que pode ser adquirido acessando a seção Configurações > Verificação de página:

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Como aproveitar essa novidade

A primeira grande vantagem é que você poderá vincular um telefone fixo ao WhatsApp e conversar com os seus clientes através do WhatsApp Web. Você vai ter mais facilidade e controle do atendimento. Se você possui números de telefone pessoais e comerciais separados, você pode ter o WhatsApp Business e o WhatsApp Messenger instalados no mesmo telefone e registrá-los com diferentes números.

A segunda grande vantagem é que com o perfil público o seu negócio poderá inserir mais informações do que na versão tradicional do app. Será possível adicionar, além do nome e sobrenome, a localização, o tipo de empresa, um site e o endereço de e-mail. Outro recurso interessante é que as contas do WhatsApp Business poderão definir respostas automáticas para quando estiverem fora dos horários de atendimento.

A terceira grande vantagem é poder direcionar anúncios dentro do Facebook com o botão “Enviar Whats App”. Direto do seu anúncio as pessoas vão poder chamar seu atendimento, de forma prática e rápida e falar diretamente com o seu atendimento.

Como ativar?

O WhatsApp Business já está disponível e pode ser baixado em celulares Android™ e iPhone. A configuração segue a mesma do app “tradicional”.

 

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Formado em Marketing pelo Instituto de Educação Superior de Brasília/DF. Certificado em Inbound Marketing pela Resultados Digitais - Florianópolis/SC. Já participou de várias certificações e imersões em Marketing Digital. Foi Diretor de Criação e Planejamento da Holus Marketing, agência de marketing especialista no mercado fitness por 4 anos, atendendo grandes redes de academia como a Alta Energia (MG) e a Corpo e Saúde(DF). Founder da Escola Marketing de Academia e sócio da Pacto Soluções, onde atua como CMO (Chief Marketing Officer - Diretor de Marketing).


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