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O WhatsApp Business chegou! Veja como sua academia pode ganhar com isso

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O WhatsApp foi adquirido pelo Facebook em uma negociação histórica. A transação envolveu U$ 22 bilhões e aconteceu em outubro de 2014. Desde então o time da maior rede social do mundo vem tentando encontrar um caminho para tornar o aplicativo rentável. Sabemos que nos primórdios do app o propósito era nunca vender seus dados a anunciantes, tornando-o assim mais confiável e usual.

Acontece que como toda empresa visa e precisa de lucro, com o WhatsApp não poderia ser diferente. Ainda mais vindo de um time que soube muito bem explorar o Facebook e levá-lo ao topo do mundo, mesmo com tantas tentativas mal sucedidas de outras empresas, inclusive o Google com o já não lembrado G+.

Whats App Business

No ano de 2017 então foi anunciado o Whats App Business, uma forma de vincular um canal de comunicação oficial, via Whats App, em suas redes sociais do Facebook e Instagram. Agora, estão disponíveis três tipos de contas oficiais de empresas, segundo o próprio FAQ do App. Quem estiver conversando com um estabelecimento, verá sinais de verificação também na versão Web:

  • Uma conta é considerada “Verificada” quando o WhatsApp confirma a autenticidade da marca e é sinalizada por um ícone verde com um check (✓).
  • Já contas “Confirmadas” são sinalizadas com um ícone cinza de check (✓), e ocorrem quando o aplicativo aponta que o número de telefone usado para comunicação corresponde ao do telefone da empresa.
  • Por fim, contas “Comerciais” são aquelas que usam o aplicativo WhatsApp Business, mas ainda não foram confirmadas ou verificadas. São sinalizadas por um ícone cinza com ponto de interrogação.

Isso não tem nada haver com recebimento e leitura de mensagens dentro do Whats App, e sim, com a verificação de autenticidade do Facebook, que pode ser adquirido acessando a seção Configurações > Verificação de página:

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Como aproveitar essa novidade

A primeira grande vantagem é que você poderá vincular um telefone fixo ao WhatsApp e conversar com os seus clientes através do WhatsApp Web. Você vai ter mais facilidade e controle do atendimento. Se você possui números de telefone pessoais e comerciais separados, você pode ter o WhatsApp Business e o WhatsApp Messenger instalados no mesmo telefone e registrá-los com diferentes números.

A segunda grande vantagem é que com o perfil público o seu negócio poderá inserir mais informações do que na versão tradicional do app. Será possível adicionar, além do nome e sobrenome, a localização, o tipo de empresa, um site e o endereço de e-mail. Outro recurso interessante é que as contas do WhatsApp Business poderão definir respostas automáticas para quando estiverem fora dos horários de atendimento.

A terceira grande vantagem é poder direcionar anúncios dentro do Facebook com o botão “Enviar Whats App”. Direto do seu anúncio as pessoas vão poder chamar seu atendimento, de forma prática e rápida e falar diretamente com o seu atendimento.

Como ativar?

A versão Business ainda está em fase de testes e não tem data oficial de lançamento público. Fique de olho e acompanhando e seja um dos primeiros a aproveitar essa novidade, gerando mais clientes interessados em seu negócio fitness.

Por: Tibério Lemes



Tibério Lemes
Designer Gráfico por formação, profissional de marketing com paixão. Certificado em Inbound Marketing pela Resultados Digitais - Brasil. Foi Diretor de Criação e Planejamento da Holus Marketing, agência de marketing especialista no mercado fitness por 4 anos, atendendo grandes redes de academia como a Alta Energia e a Corpo e Saúde. Hoje atua como consultor independente e gestor de marketing digital na Pacto Soluções.
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