Que o marketing digital não é mais novidade, todo mundo sabe. Aproveitar as redes sociais e o Google para gerar tráfego ao seu site e logo após “automatizar” o relacionamento, gerando uma possível venda, tornou-se essencial para o sucesso de qualquer negócio, principalmente as academias.

Conquistar clientes pela internet é a melhor forma de garantir rentabilidade para o seu negócio e possibilita reunir informações sobre o mercado e usá-las no crescimento da sua academia.

Se você ainda não ouviu o termo CAC, Custo de Aquisição de Cliente, você está com problemas sérios de planejamento e visão de lucratividade. Saber o valor exato que a aquisição de um cliente

Não apenas boa infraestrutura, equipamentos modernos e oferta de atividades, capturar a atenção do público-alvo por meio de uma presença online bem construída faz toda a diferença na hora de fechar uma matrícula.

1) Seja encontrado quando o cliente estiver buscando

Apesar de ser uma questão bem óbvia, muitos gestores de academias não se preocupam com a posição que sua academia ocupa na primeira página do Google. As buscas por termos relacionados à ginástica e musculação pelo Google, por exemplo, acontecem aos milhares a cada momento e a academia que não aparece para esse público perde grandes oportunidades.

Faça um teste, abra uma aba em navegação privada, e digite o nome da sua academia. Depois digite apenas academia acrescentando o nome do seu bairro, por exemplo, academia no setor central.

Mas como ser encontrado pela internet?

A maneira mais rápida é investir em anúncios patrocinados (Google Ads) e a maneira mais sustentável, “gratuita” e a médio/longo prazo é conteúdo.

O tráfego que você pode comprar é aquele originado de anúncios do Google, Facebook ou em banners dos mais variados sites. O anúncio segmentado (aquele que é visualizado em fóruns sobre exercícios ou sites fitness – Gym Pass, por exemplo) é mais caro, mas são muito eficientes na hora de conquistar um clique direcionado ao site da sua academia.

De nada adianta conseguir que o público visite seu site se ele não apresentar conteúdo relevante para o possível cliente. Por isso, é essencial pensar no conteúdo que será apresentado na sua página da internet e também nas redes sociais.

Você pode fazer por meio de e-books que ensinam como solucionar o dor/problema do cliente. Criar um blog com conteúdo autoral e relevante. Montar um canal no YouTube com um ou dois vídeos por semana respondendo dúvidas, ou ainda, transmitindo aulas ao vivo.

Lembre-se que o futuro cliente na internet não busca apenas saber o preço que você cobra, mas também informação relevante. Satisfaça essa necessidade e sua estratégia se torna muito mais eficiente. A Internet é hoje a principal fonte de informação para os que querem tirar dúvidas sobre exercícios físicos.

Imagem da marca

O crescimento de um negócio só é sustentável se a marca alcançar uma boa reputação no mercado. Para isso, é essencial investir em solução de problemas quando estes surgem no ambiente online.

Os alunos são promotores ou detratores da marca e, por isso, a interação com eles precisa ser muito bem planejada e executada com ajuda de plataformas pensadas especialmente para essa finalidade.

Ter os problemas resolvidos quando uma reclamação é feita é fator que ajuda a construir uma boa reputação da marca. Além disso, a transparência quanto aos processos da academia que afetam os alunos é fundamental para conter insatisfações que possam surgir.

Reter versus Fidelizar

Não adianta conseguir um grande número de alunos em determinado período e logo depois perder todos eles porque sua academia não possui uma estratégia consolidada para a fidelização dos clientes. Além disso, adquirir os novos alunos quase sempre será mais caro do que manter os atuais.

Pensar na jornada do aluno, desde a avaliação física, o primeiro treino até a entrega de fato do que ele está buscando é essencial para mantê-lo engajado e fã da sua academia.

CRM não são apenas 3 letrinhas bonitinhas!

Investir no relacionamento com o cliente da sua academia (CRM) significa mantê-lo sempre próximo e entendendo que sua academia se preocupa de fato com ele e com o que ele busca. Isso vai além de brindes, descontos e promoções.

Definir os indicadores essenciais como, falta, presença, presença em aula especial, pós-visita, pós-venda, aniversário, etc. e entrar em contato com ele é básico.

É interessante também oferecer aulas diferenciadas para quem já é aluno há bastante tempo e até mesmo oferecer a participação em eventos promovidos pela academia.

Vendas online: seu site é um canal de vendas

A melhor maneira de ter eficiência na aquisição de novos clientes é investir em uma plataforma que conecta alunos à sua academia. Nada melhor que seu site!

É vantajoso para o cliente que busca um bom lugar para se exercitar, e é vantajoso para o gestor da academia, que terá acesso a um canal de venda 24h por dia, 7 dias por semana, sem pagar comissão, férias, 13º, etc. É o vendedor dos sonhos!

Um bom site permite traçar estratégias para vendas em épocas sazonais ou datas comemorativas, como a Black Friday, por exemplo

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Formado em Marketing pelo Instituto de Educação Superior de Brasília/DF; Graduando em MBA em Marketing pela USP (2023); Mais de R$ 1 milhão gerenciado em tráfego pago; Certificado em Inbound Marketing pela Resultados Digitais - Florianópolis/SC; Palestrante IHRSA Fitness Brasil (2020, 2021 e 2022); Já participou de várias certificações e imersões em Marketing Digital, entre elas 8Ps do Conrado Adolpho e Imersão T&C do Torriani e André Cia; Foi Diretor de Criação e Planejamento da Holus Marketing, agência de marketing especialista no mercado fitness por 4 anos, atendendo grandes redes de academia como a Alta Energia (MG) e a Corpo e Saúde(DF); Founder da Escola Marketing de Academia (2018) e sócio da Pacto Soluções, onde atua desde 2019 como CMO (Chief Marketing Officer - Diretor de Marketing).

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