O que é Data Driven Marketing e como essa estratégia funciona

O Data Driven Marketing é a nova tendência do momento, sendo uma evolução no marketing digital que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado.

Atualmente, empresas de todos os tamanhos têm acesso a recursos, plataformas e ferramentas que são capazes de gerar dados com base no público-alvo do negócio. Assim, é possível analisar essas informações e criar estratégias mais assertivas e eficientes.

Hoje, você vai descobrir tudo sobre essa tendência mundial. Está preparado? Então, continue a leitura e confira!

Data Driven: o que é?

Em resumo, o Data Driven é a gestão estratégica com base em dados para as tomadas de decisões. Todas as estratégias serão baseadas nas informações coletadas, podendo ajudar os setores de marketing e vendas com suas ações.

Dessa forma, esses dados acabam gerando mais informações por consequência, e você pode ter uma visão mais ampla e detalhada sobre o público que está atingindo.

Algumas empresas acabam utilizando o Data Driven sem saber que estão fazendo isso. Um bom exemplo, é quando realizam anúncios no Google Ads.

O Google Ads é uma ferramenta muito utilizada no meio do marketing digital, capaz de gerar informações e, se acompanhadas de perto, acabam gerando uma gestão de Data Driven Marketing. Isso se torna mais claro para as empresas que investem mais no Google e conseguem atingir um grande número de pessoas através dos anúncios.

Data Driven Marketing

O Data Driven Marketing nada mais é do que o marketing com base em dados, sendo aplicado nos pontos de contato com seus clientes. Se sua empresa deseja uma relação mais próxima com o público, entender melhor sua conduta e necessidades, é a estratégia ideal.

As melhorias em todos os setores são notáveis. Você vai descobrir a melhor maneira de abordar seus clientes, palavras, canal de comunicação, horários, entre outras coisas. Então, quanto mais informações forem coletadas, melhores serão os resultados das estratégias.

Porém, é importante se atentar à qualidade dos dados coletados. Um grande número de informações não significa que todos terão alguma serventia.

Data Driven Marketing: como aplicar

Para aplicar os dados, primeiro, é preciso coletá-los. Sendo assim, vamos mostrar alguns meios, em que é possível captar informações sobre seu cliente.

Pesquisas no Google

Toda vez que alguma pessoa entra no site da sua empresa, acaba gerando um cookie. Ou seja, um histórico da sua atividade no site é gerado e pode ser lido através de algumas plataformas.

Além disso, é possível identificar outros sites também visitados a pouco tempo. Assim, sabe-se o gosto e intenção dos navegantes.

Anúncios 

Com os anúncios, é possível criar diversas versões variadas dentro das plataformas que possuem mídia paga. Assim, anúncios com discursos diferentes podem ser feitos.

Podemos chamar essa estratégia de teste A/B, onde pode-se obter informações importantes como seus pontos fortes, e o que precisa ser melhorado.

O retorno que esse teste traz para as empresas é extremamente válido. Então, leve-o em consideração.

E-book

Os e-books são conteúdos que servem para atrair o público. Seu principal objetivo é conquistar leads para a empresa mas, também podem captar dados importantes.

Para isso, é preciso criar uma landing page para que a pessoa disponibilize alguns dados pessoais em troca do e-book. Assim, você terá em suas mãos, informações como: nome, telefone, e-mail, idade, entre outras. Porém, seu conteúdo precisa ser atrativo e de qualidade para que as pessoas disponibilizem tudo isso.

Dessa maneira, a quantidade de leads captados é menor do que por outros canais. Mas, a qualidade é muito boa; você conquista leads qualificados para a possível venda do seu produto ou serviço.

Newsletter

A newsletter é um meio de comunicação muito efetivo com seu público. Com ela, é possível enviar conteúdos, novidades, promoções, entre outras informações, diretamente às pessoas.

Com os e-mails coletados através do preenchimento de formulários, você pode montar a sua base de contatos para a newsletter. Além disso, essa estratégia acaba educando seu público-alvo e tornando-o mais maduro para o momento da compra.

Promoções 

As promoções sempre são boas iscas para captar dados das pessoas através do preenchimento de algum formulário. Você pode preparar descontos ou sorteios para que o público possa participar.

Sendo assim, para quem quiser participar do sorteio ou ganhar algum cupom de desconto, precisará fornecer seu e-mail ou telefone. Com isso, mais pessoas acabam entrando para seu funil de vendas.

Então, agora chegou o momento de colocar essa estratégia em prática para o seu negócio. Esperamos que esse texto tenha lhe ajudado e respondido possíveis dúvidas sobre o Data Driven Marketing. Para ficar por dentro das novidades do marketing, não deixe de acompanhar nosso blog.

Esse artigo foi escrito por Igor Prado, Criador de Conteúdo da Beatz Marketing Digital.

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Tibério Lemes é especialista em marketing, com MBA pela USP, e já gerenciou mais de R$ 1 milhão em tráfego pago. Certificado em Inbound Marketing pela Resultados Digitais, palestrante nos eventos IHRSA Fitness Brasil (2020, 2021, 2022, 2023 e 2024), além de ter participado de várias imersões em marketing digital como 8Ps de Conrado Adolpho e T&C de Torriani e André Cia. Foi Diretor de Criação e Planejamento da Holus Marketing por 4 anos, atendendo grandes redes de academias, e é fundador da Escola Marketing de Academia. Desde 2019, é CMO da Pacto Soluções, contribuindo para a transformação digital do setor fitness.

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